Search

Gerente de Ativos Descreve Previsões de Preço de Bitcoin como um „Jogo de Perdedores

O desempenho do Bitcoin esta semana foi inesperado, para dizer o mínimo. As pessoas de dentro da indústria estavam se preparando para celebrar a principal moeda criptográfica atingindo outro recorde histórico, mas ao invés disso ficaram chocadas ao vê-la mergulhar.

Com a realidade no terreno, Mark Mobius, um especialista em investimentos, criticou aqueles que se debruçam significativamente sobre as análises e previsões de mercado.

Sem Dados Confiáveis para Previsões

Mobius é um especialista financeiro que supervisiona a Mobius Capital Partners LLP, uma empresa de gestão de ativos sediada em Londres que se concentra nos mercados emergentes. Falando com a London Financial News, ele disse que não valia a pena analisar Bitcoin e seu preço porque o ativo não segue nenhum padrão.

Comparando o ativo a um jogo de pôquer, Mobius explicou que o preço da Bitcoin é suscetível a mudanças a partir de especulações e rumores. Ele argumentou que a maioria das previsões de preços não são baseadas em informações confiáveis. De acordo com Mobius, os modelos de previsão aplicáveis a outras classes de ativos não funcionarão com ele.

Afinal, não tão imprevisíveis

De certa forma, Mobius está certo. Bitcoin é um ativo altamente especulativo, e muitas de suas previsões de preço tendem a ficar vinculadas à visão das pessoas a respeito dele. O ativo também pode ser bastante imprevisível.

Este ano, muitos estavam prontos para uma rotina de mercado quando apareceu o coronavírus. Como todo bem, o Bitcoin pompou em meados de março e atingiu a média de 3.000 dólares. No entanto, ele retornou menos de duas semanas depois e já estava negociando na região de mais de 5.000 dólares.

Outro exemplo é a atual posição no mercado. A bitcoin ganhou significativamente na última semana e estava pronta para cruzar a marca de $19.700 pela primeira vez desde o auge da corrida de touro de 2017. No entanto, apesar de ter atingido a marca de 19.400 dólares na quarta-feira, o ativo recuou desde então e está lutando para manter a marca de 17.000 dólares.

No entanto, sua afirmação de que o preço do Bitcoin não está vinculado a nenhuma métrica confiável é bastante falsa. Houve vários fatores identificáveis que levaram ao comício deste ano. Desde uma adoção melhorada a partir de milênios até a apelação institucional e aceitação do principal processador de pagamento PayPal, a Bitcoin provou ser funcional tanto como um método de pagamento confiável quanto como uma cobertura contra a incerteza do mercado. Como resultado, seu preço tem se valorizado.

Um aumento na exposição leva a uma maior adoção. Eventualmente, o preço da Bitcoin vai se valorizar, possivelmente levando a mais investidores. A Bitcoin pode permanecer tão imprevisível como sempre, mas o ativo tem mostrado uma propensão para se conformar com algumas normas.

Mesmo com a volatilidade bem documentada do ativo, muitos continuaram a compará-lo com outros. O Bitcoin obtém comparações constantes com ações, petróleo, títulos do governo e ouro. Este ano, a Bitcoin conseguiu proporcionar retornos mais altos do que outros ativos.